Um sistema de gestão nada mais é do que um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização (estrutura, papéis e responsabilidades, planejamento e operação), para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses objetivos. Segundo a ISO 37301, organizações que almejam ser bem-sucedidas a longo prazo precisam estabelecer e manter uma cultura de compliance, considerando as necessidades e expectativas das partes interessadas. O compliance não é, portanto, apenas a base, mas também uma oportunidade para uma organização bem-sucedida e sustentável. Sob essa ótica, a ISO 37301 afirma que o compliance é um processo contínuo e o resultado de uma organização que cumpre suas obrigações. O compliance se torna sustentável ao ser incorporado na cultura da organização, e no comportamento e na atitude das pessoas que trabalham para ela. Enquanto mantém sua independência, é preferível que a gestão de compliance seja integrada com os outros processos de gestão da organização e os seus requisitos e procedimentos operacionais. Um sistema de gestão de compliance eficaz, portanto, permite que as organizações demonstrem, por meio de evidências objetivas, seu real comprometimento em não apenas dar cumprimento às leis pertinentes, como também, às normas organizacionais, aos princípios da governança corporativa, assim como com melhores práticas de mercado. Em outras palavras, a integridade e o compliance são, portanto, elementos chave de uma gestão boa e diligente, contribuindo, também, para o comportamento socialmente responsável das organizações. Fonte: https://www.gepcompliance.com.br
Quer levar todos esses benefícios para a sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas!