Os requisitos para o padrão ISO 45001 foram desenvolvidos a partir dos órgãos de saúde e segurança do mundo e de um grupo de especialistas em saúde e segurança da indústria. A abordagem baseada em riscos foi projetada para antecipar riscos – não apenas reagir a incidentes. Impulsionado pela liderança e com a participação exigida por todos os colaboradores, o tema saúde e segurança ocupacional – aos olhos da ISO – é de responsabilidade de todos os envolvidos na organização. Os requisitos da norma são projetados para ajudá-los a manter consistentemente uma experiência de trabalho segura e saudável, e procurar continuamente áreas onde mais melhorias possam ser feitas.

As normas ISO seguem o mesmo formato de dez cláusulas, e as cláusulas 1 a 3 são projetadas para introduzir e informar a organização sobre as especificidades da norma. Passando para a cláusula 4, as empresas encontrarão os primeiros requisitos específicos da OH&S e começarão o trabalho real de desenvolvimento de seu novo sistema de gestão.
CLÁUSULA 4: O CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO

Seguindo o formato iso padrão, as organizações serão primeiro obrigadas a determinar o contexto de sua organização, pois ela se aplica à OH&S ao examinar as forças externas e internas que impactam a eficácia, eficiência e bem-estar de sua equipe, as empresas são capazes de determinar o posicionamento de sua organização e definir claramente as expectativas de seu sistema de gestão, bem como suas metas de saúde e segurança. Autoridades regulatórias, clientes, fornecedores, investidores e parceiros, e, se aplicável, todos os sindicatos podem ter influência no contexto da organização.

Além do contexto, as empresas devem definir o escopo de seu sistema de gestão , delineando as necessidades e procedimentos que serão incluídos dentro do sistema e estabelecendo limites para o que irá e não serão controlados.

Essas duas declarações combinam-se para definir benchmarks para a medição da eficácia do sistema.
CLÁUSULA 5 – LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR

A participação da liderança é crucial em todos os padrões iso, mas a ISO 45001 leva a responsabilidade de liderança a um nível totalmente novo. A liderança executiva é obrigada a assumir a responsabilidade geral pela implementação do sistema OH&S, e eles são responsabilizados pela saúde e segurança de todos os trabalhadores.

Por meio da cláusula 5, a liderança é responsável por definir funções e responsabilidades dentro de sua equipe e criar e manter a documentação para todos os níveis de envolvimento. Eles são encorajados a criar equipes multifuncionais para trabalhar através do estabelecimento de protocolos e devem se envolver ativamente com todos os trabalhadores para obter insights de vários pontos de vista e níveis de experiência. Eles podem atribuir autoridades a um membro da equipe ou grupo de membros da equipe para garantir o sucesso e a conformidade a longo prazo de seu sistema de gerenciamento, mas todos os relatórios e supervisão do sistema devem permanecer em responsabilidade da equipe de liderança executiva.
CLÁUSULA 6 – PLANEJAMENTO

Após concluir o trabalho para estabelecer os ossos do sistema (através do contexto, escopo, desenvolvimento de políticas OH&Se atribuição de responsabilidades), as empresas podem começar a planejar o desenvolvimento real e a implementação de seu sistema de gestão OH&S compatível com ISO 45001. Este é o primeiro passo do ciclo PDCA familiar (Plan, Do, Check, Act) que aqueles familiarizados com isso reconhecerão.

Com o quadro agora definido em vigor, as empresas podem começar a desenvolver processos que as ajudem a alcançar os objetivos de seu sistema e criem uma cultura continuamente aprimorada e focada na segurança. Existem dois fatores específicos para consideração ao longo do processo de planejamento.

Identificação de Riscos, Avaliação de Riscos e Oportunidades

O primeiro passo do processo de planejamento é avaliar os riscos enfrentados pelos trabalhadores e avaliar plenamente o risco e a oportunidade de cada risco. Esses riscos não se limitam apenas às operações do dia-a-dia – incluem questões relacionadas a visitantes, fornecedores, empreiteiros e até clientes.

Ao passar metodicamente por cada seção do negócio, os líderes podem considerar como cada variável pode representar ameaças às partes interessadas. Desde o layout e acesso à área de trabalho, máquinas e equipamentos, e atividades rotineiras até o projeto de produto e processo e potencial para situações de emergência, os líderes do projeto devem considerar como cada risco poderia afetar potencialmente a saúde e a segurança de seus trabalhadores. Além disso, eles devem avaliar os riscos que sua equipe enfrenta quando estão fora do local para negócios (ou seja, armazéns de fornecedores, instalações de clientes, eventos de negócios, etc.). Deve-se considerar cuidadosamente os requisitos legais e regulatórios e como as táticas planejadas de gerenciamento de riscos satisfazem essas obrigações.

O processo segue um formato específico, exigido pelo ISO:
Identifique o perigo
Avaliar o risco do perigo (a gravidade e a oportunidade de ocorrência)
Identifique oportunidades para reduzir ou eliminar o risco.

As organizações são obrigadas a utilizar a prática de identificação de riscos e avaliação de riscos para criar um processo contínuo de avaliação de riscos, que desempenhará o objetivo do sistema OH&S de melhorar a saúde e a segurança no local de trabalho.

Realização dos Objetivos da OH&S

Após a identificação dos riscos e os riscos avaliados, a ISO 45001 exige que as empresas estabeleçam objetivos e metas não apenas para enfrentar os riscos encontrados, mas também para manter a melhoria contínua do sistema de gestão da OH&S. Esses objetivos devem estar diretamente alinhados com a política de OH&S estabelecida e também serem mensuráveis, monitorados e comunicados regularmente em toda a organização.

Os planos para alcançar objetivos devem ser minuciosos, investigando o que, quando, quem e como para cada objetivo. Deve-se determinar os recursos, responsabilidades, prazos necessários, ferramentas de medição, transparência e impacto, e todos os objetivos e seus dados relacionados devem ser documentados e cuidadosamente mantidos.
CLÁUSULA 7 – SUPORTE

A implementação de um sistema de gestão oh&S eficaz requer um generoso apoio de toda a organização. Ressaltar a importância do impacto do sistema e fornecer recursos adequados para os trabalhadores, pois trabalham em tarefas relacionadas ao sistema, ajudará a conscientizar e comprar os conceitos de saúde e segurança no local de trabalho.

Por meio de recursos, competência, conscientização, comunicação e documentação, as organizações desenvolverão o apoio necessário para buscar a conformidade e certificação iso 45001.

Recursos

As empresas são obrigadas a fornecer pessoal, ferramentas e equipamentos adequados e estrutura organizacional para apoiar seu sistema de gestão. Sinalização, processos documentados, ferramentas específicas ou guardas de máquinas, ou mesmo trabalhadores extras para uma tarefa específica podem ajudar a garantir a eficácia do sistema e a segurança de todos os envolvidos no processo.

Competência

A competência do trabalhador deve ser monitorada à medida que exercem as funções necessárias de seu trabalho dentro dos protocolos do sistema OH&S. Suas capacidades devem ser documentadas e revisadas periodicamente, e oportunidades de educação, treinamento e aprendizagem experiencial oferecidas para auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Se as competências não puderem ser atendidas, a organização deve ter um plano de redesignação e substituição para garantir a saúde e a segurança ideais.

As Organizações de Conscientização são necessárias para conscientizar todos os membros da equipe sobre as políticas e objetivos da empresa OH&S. Os trabalhadores são responsáveis por entender como seu trabalho e ações desempenham um papel no sucesso do sistema, e precisarão demonstrar consciência de seu conhecimento sobre o sistema e variáveis relacionadas ao sistema (como não cumprimento de repercussões, reação de incidentes, gerenciamento e prevenção e identificação de novos riscos). Eles também devem demonstrar uma compreensão de seu direito de se retirar de qualquer situação em que se sintam inseguros e devem se sentir confortáveis em fazê-lo sem medo de repercussão.

As Organizações de Comunicação são obrigadas a criar processos para a comunicação interna e externa de informações relacionadas ao seu sistema de gestão de OH&S. Esses processos devem definir claramente o que será comunicado, quando e como será distribuído e quem receberá cada comunicação.

Questões de saúde e segurança exigem mais transparência do que as informações padrão da empresa, mas nem todas as informações serão comunicadas com toda a organização. Por meio do desenvolvimento do plano de comunicação, as organizações devem considerar a diversidade de sua força de trabalho e suas obrigações legais sem comprometer informações confidenciais da empresa e confidencialidade dos trabalhadores.

Documentação
Por fim, a norma exige que as empresas sigam um processo estruturado e controlado de documentação e registro para todas as informações relacionadas ao seu sistema de gestão oh&S. Eles devem estabelecer um formato de documentação padrão, e todas as alterações e atualizações devem ser feitas de forma rastreável. A documentação relevante deve ser disponibilizada para uso quando e onde for necessária, mas também salvaguardada para proteger informações confidenciais e evitar o uso inadequado.
CLÁUSULA 8 – OPERAÇÃO

Até agora, foi estabelecido que é necessária uma avaliação adequada do processo, o desenvolvimento de novos procedimentos e a documentação completa e a manutenção de registros para a conformidade com a ISO 45001. A cláusula 8 é quando ocorre a ação de implementação (fase Do do do ciclo PDCA), e as empresas devem focar cuidadosamente na eficácia de cada um de seus planos enquanto trabalham em cada seção.

As Organizações de Planejamento Operacional e Controle são obrigadas a estabelecer processos e implementar controles para garantir que esses processos estejam trabalhando consistentemente em direção às suas metas de OH&S. O treinamento adequado é necessário para ser entregue e documentado para cada novo processo, e um planejamento cuidadoso para todas as grandes mudanças deve ser acompanhado e registrado de perto.

Os riscos de eliminação e redução de riscos que foram identificados serão abordados e podem ser tratados de várias maneiras. Se eles foram documentados em uma cláusula anterior, a ISO 45001 exige que as empresas resolvam o risco e eliminem o risco. Eles podem optar por substituir o processo ofensivo, material ou equipamento, controlar o risco com ajustes de processo ou treinamento especial, implementar novos guardas ou protocolos de segurança para evitar o risco, ou reter o risco e fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para todos os membros de sua equipe que possam encontrar o perigo.

O objetivo da organização deve ser sempre eliminar riscos. No entanto, isso não é inteiramente possível, por isso as empresas devem fazer uso de todos os métodos alternativos necessários, a fim de minimizar o efeito de risco para os trabalhadores ou outras partes interessadas.

Gestão de Mudanças Específica da norma ISO 45001, as organizações são obrigadas a lidar com as mudanças e gerenciar e monitorar cuidadosamente a forma como essas mudanças podem impactar a eficácia de seu sistema e a saúde e segurança de sua equipe. Desde novos processos, produtos ou serviços até requisitos legais e regulatórios atualizados, novos conhecimentos de riscos e riscos à tecnologia atualizada e novos equipamentos, as empresas são obrigadas a rever o efeito que a mudança terá – tanto as mudanças pretendidas quanto as possíveis mudanças não intencionais – e criar um plano para minimizar quaisquer riscos associados.

Aquisição

À medida que novos equipamentos ou materiais são trazidos para a instalação, os contratados externos ganham acesso aos espaços de trabalho, e processos ou funções são terceirizados, as empresas são obrigadas a considerar o risco e o impacto desses fatores em seu ambiente e equipe. Os controles devem ser colocados em prática para cumprir ambos os requisitos legais e garantir que todos os resultados estejam alinhados com as metas do sistema de gestão da OH&S.

Preparação e Resposta de Emergência

Embora o objetivo seja mitigar e eliminar riscos, haverá momentos em que as organizações serão obrigadas a responder a situações de emergência. Desde desastres naturais e situações de atirador ativo até acidentes resultantes de lapsos no julgamento ou descuido dos membros da equipe, as empresas devem treinar e se preparar para lidar com situações de forma a restaurar a segurança de sua equipe o mais rápido possível.

A preparação de emergência pode ser conduzida através de muitos canais, e todos os planos devem ser documentados e registrados como parte do sistema OH&S. Eles podem incluir treinamento, avaliação de desempenho e processos, comunicações de resposta a emergência e simulações periódicas para testar e demonstrar recursos de resposta a emergências.
CLÁUSULA 9 – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Medir a eficácia de um recém-desenvolvido sistema de gestão oh&S é primordial para o seu sucesso. O “Check” no ciclo PDCA, ISO 45001, estabelece requisitos para avaliação de desempenho que devem ser monitorados de perto, a fim de fornecer a prova necessária para conformidade e certificação.

Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação de Desempenho

Sem métodos para medição, será impossível monitorar, analisar e controlar os efeitos dos processos. As empresas devem criar métodos dentro de cada processo controlado para avaliar os resultados para garantir que estejam cumprindo os objetivos da OH&S. Essas medidas podem estar relacionadas à conformidade legal e regulatória, identificação e gerenciamento de riscos, processos operacionais e tarefas relacionadas ao trabalho e metas gerais de OH&S.

Auditoria

Interna Uma vez determinadas as estratégias de medição, as organizações podem utilizar os resultados para realizar auditorias internas. Outro requisito da norma, as auditorias internas podem ser usadas para avaliar a eficácia do sistema completo ou simplesmente verificar alguns aspectos. O processo de auditoria interna deve ser documentado, com todos os achados sendo registrados para referência e avaliação posterior (se necessário). Auditorias internas devem ser agendadas em intervalos de rotina, mantendo continuamente as funções do sistema e as metas da OH&S em xeque e garantindo que todos os requisitos iso e outros estão sendo atendidos.

Revisão gerencial

O processo de revisão gerencial é o requisito final de avaliação do processo. Semelhante a outras normas ISO, o 45001 exige que a liderança se reúsa rotineiramente e analise o sistema OH&S para encontrar evidências de conformidade e resolver quaisquer problemas potenciais. Essas revisões devem ser tratadas com prioridade, e a gestão deve considerar continuamente a ocorrência e tendências de incidentes, adequação de recursos, mudanças legais e regulatórias, ações de revisões anteriores e oportunidades de melhoria contínua.
CLÁUSULA 10 – MELHORIA

A cláusula final da norma ISO 45001 gira em torno da fase “Act” do ciclo PDCA. Por meio da identificação de riscos e definição de metas, as empresas encontram inúmeros caminhos para melhorias, auxiliando em sua capacidade de atender aos seus objetivos de OH&S. A verdadeira melhoria do local de trabalho e as mudanças culturais acontecem não apenas quando e o sistema de gestão oh&S é implementado, mas através de exame contínuo e proatividade para o progresso futuro.

Incidente, Não Conformidade e Ação Corretiva ISO 45001 exige que as empresas desenvolvam processo de investigação e relatório de todas as inconformidades encontradas e incidentes de OH&S, a fim de desenvolver planos de ação corretiva. A documentação cuidadosa de todas as atividades e a correção de problemas auxiliam no desenvolvimento de planos de melhorias e ajudam a garantir a eficácia.

É importante entender a diferença entre incidências e inconformidades para avançar com a melhoria.

Incidentes são quase faltas, ferimentos ou danos a edifícios ou equipamentos, que podem representar um risco para a saúde e segurança do trabalhador. Incidentes são causados pela ação.

As não conformidades são específicas para processos e procedimentos e resultam quando um membro da equipe viola um requisito de segurança. O não cumprimento das regras de EPI, a ignorância ou a recusa dos protocolos de segurança e a participação em práticas conscientemente inseguras são todos exemplos de inconformidades.

As organizações são obrigadas a monitorar diligentemente o comportamento dos membros da equipe e as práticas de trabalho para que eles sejam capazes de identificar incidentes e inconformidades o mais rápido possível. Além disso, eles devem desenvolver um sistema projetado para que todos os membros da equipe reportem observâncias de inconformidades e atos inseguros, encorajando os trabalhadores a sempre falar em busca de segurança.

Quando são encontrados incidentes e inconformidades, uma investigação completa deve ser realizada, e registros de causas, ações e consequências devem ser mantidos. A equipe de investigação deve incluir um trabalhador ou um representante do trabalhador. Através da análise de causas básicas, os líderes precisarão definir o perigo específico que resultou no incidente ou não conformidade e, em seguida, criar um plano de ação corretivo para resolver esse perigo especificamente. A ação corretiva deve ser acompanhada para efetividade após a implementação, e todos os membros da equipe ligados ao processo específico devem participar ativamente da melhoria. A avaliação formal do processo melhorado deve ser agendada por uma equipe de auditoria interna dentro de um prazo definido da implementação inicial para verificar a eficácia da solução e ajustar conforme necessário.

Documentação e Comunicação

Sempre que os incidentes ou inconformidades forem registrados, as empresas devem ter tempo para denunciá-los à sua equipe e, se necessário, comunicá-los externamente aos acionistas, clientes ou órgãos reguladores. As investigações dessas questões devem ser cuidadosamente e meticulosamente documentadas para servir como prova de que medidas corretivas foram tomadas o mais imediatamente possível e mostrar compromisso com a prioridade de saúde e segurança do trabalhador.

Melhoria contínua

Encontrar inconformidades e experimentar incidentes de segurança é inevitável para todas as organizações. E enquanto o objetivo de um sistema de gestão oh&S certificado pela ISO é organizar e melhorar as operações para otimizar a saúde e a segurança no local de trabalho, o objetivo real é criar um sistema de melhoria contínua. Não há limite para as maneiras pelas quais o risco de doenças e lesões pode ser reduzido em um local de trabalho, e o uso do sistema OH&S, do ciclo PDCA e dos princípios iso abrangentes podem ser ampliados e expandidos à medida que as empresas crescem.

Utilizando a avaliação de processos, auditorias internas, revisões de gestão e até mesmo incidentes e achados de inconformidades, as empresas têm constantemente a oportunidade de usar seu sistema para continuar a evoluir para um local de trabalho mais seguro. As organizações se beneficiarão de uma mentalidade aberta e encontrarão maneiras de melhorar em muitos caminhos. Desde a avaliação de novos métodos e tecnologia e a busca de ferramentas e materiais mais seguros, ao exame constante das melhores práticas, à abertura a sugestões ou aperfeiçoamentos e ao aumento do conhecimento, às melhorias na competência do trabalhador e na capacidade de trabalho, encontrarão formas ilimitadas de buscar continuamente a melhoria através de seu sistema de gestão de OH&S.

Buscar a conformidade e certificação iso 45001 requer um exame completo de sistemas de segurança, protocolos, processos e funcionários de segurança de organizações. Sem o comprometimento de toda a equipe, o desafio de atender a todos os requisitos da norma será mais complexo e desafiador do que eles precisam ser. A verdadeira dedicação e prioridade ao bem-estar dos funcionários garante que a implementação de um sistema de gestão OH&S certificado pela ISO seja criada para o sucesso a longo prazo, e que o sucesso se refletirá no crescimento e oportunidade dos negócios.

Fonte: http://www.mrgn.com.br/requisitos-para-o-padrao-iso-45001/

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